Primeiros resultados apontam a direção do futuro da IA generativa
Um close dos impactos no mercado imobiliário.
Desde o 2º semestre de 2023, os CEOs e empresas estão se adaptando para implementar e capturar valor com IA.
Após 14 meses de acompanhamento e análise, os primeiros resultados comparativos da McKinsey sobre IA generativa em diversos segmentos da indústria permitem ter uma ideia da velocidade e dos impactos, bem como essas mudanças serão transformadoras e profundas no segmento.
Com essas informações, é possível ter a dimensão do que já está acontecendo e da grande onda que ainda está por vir, transformando os mercados.
Ao final dos primeiros meses da tecnologia, pesquisas da McKinsey descobriram que recursos de inteligência artificial generativa (gen AI) têm o potencial de adicionar até US$ 4,4 trilhões anuais à economia global.
Selecionamos as questões mais importantes desses artigos, relatórios e gráficos publicados nesse curto período inicial do ChatGPT, focando somente naquelas que impactam o segmento imobiliário:
Como a tecnologia aumenta a eficiência e quão rápido?
Quais indústrias têm mais potencial de ganho?
Quais atividades trazem maior valor dentro das organizações?
Como os trabalhadores se sentem e se sentirão em relação à tecnologia?
O grande desafio será acompanhar, priorizar e implementar as mudanças tecnológicas que a IA generativa permite, focando em resultados efetivos para seu negócio a custos competitivos.
A IA generativa destravou o potencial de automações que até 2022 demandariam esforços de programação, customização, softwares e equipes com resultados financeiros imprevisíveis.
Impactos dos casos de uso em diferentes funções na indústria
Especificamente no mercado imobiliário, as áreas com maior potencial de impacto positivo são Marketing & Vendas e Software - dentro da realidade da amostra de mercado da McKinsey.
Em relação ao Marketing Digital Imobiliário, algumas ações têm potencial para implementação extremamente rápida, a custos competitivos e com resultados mensuráveis, entre as quais:
Excelência da experiência do cliente nos portais e redes sociais
Experiência fluida interplataforma para o cliente. Instagram <> Site <> WhatsApp <> outros
Curadoria de imagens de altíssima qualidade em redes sociais e portal de imóveis
Hiperqualificação de leads em seus portais
Médio a alto impacto potencial nas áreas comerciais
Otimismo com cautela.
Ao ver a preocupação dos líderes sobre o impacto nas áreas comerciais, fica clara a importância da preparação da organização e qualificação das equipes para implementar, testar e validar as diferentes tecnologias que usam IA generativa para cada tipo de negócio.
No setor imobiliário, com relações altamente personalizadas, a comunicação efetiva e compreensão dos impactos para todo o time será a chave para desmistificar o que é IA e como ela pode ajudar as equipes.
Com soluções de implementação e resultados rápidos, é possível implementar “cases de sucesso” nas diferentes etapas de seu negócio, sem a complexidade de contratar equipes e especialistas de IA.