IA Generativa e o Mercado Imobiliário
Comentamos e tecemos um roteiro rápido de implementação de IA no mercado imobiliário brasileiro com base em estudo da McKinsey³.
A IA generativa está amadurecendo em um momento extremamente oportuno para o setor imobiliário. Com vasto acesso a dados proprietários e de terceiros sobre propriedades, comunidades, inquilinos e o mercado, a tecnologia está sendo customizada para realização de tarefas específicas - desde identificar oportunidades de investimento, revolucionar o design de interiores e fachadas, criar materiais de marketing e facilitar as diferentes jornadas de clientes.
Popularidade e Potencial da IA
As versões atualmente conhecidas de IA são fundamentalmente IA analítica, orientadas a objetivos e atividades como previsão de valores futuros, segmentação de clientes, análise de risco baseadas em bases de dados, entre os quais diversos verticais tem testado diferentes customizações de IA generativa, aprendendo e convertendo em ação¹.
Oportunidade de Transformação
A IA generativa oferece uma chance renovada para a indústria imobiliária se modernizar e se posicionar na vanguarda da tecnologia. Segundo o McKinsey Global Institute, a IA generativa pode gerar entre USD 110 bilhões e USD 180 bilhões de valor para o setor imobiliário.
No entanto, muitas organizações imobiliárias enfrentam dificuldades de implementar e escalar os casos de uso, dificultando a criação de valor prometida - por receio técnico, cultura de assumir riscos e instabilidades socioeconômicas locais.
Aplicações da IA Generativa no Mercado Imobiliário
Para facilitar, a IA generativa pode beneficiar diretamente em quatro categorias principais:
Engajamento do cliente
Criação de conteúdo
Conciliação
Soluções de codificação
Desdobrando esses grupos, seguem cinco exemplos de como aplicar esses conceitos no seu negócio:
Análise de Documentação Contratual | Conciliação
Resumir dados e temas importantes em contratos de locação, facilitando a extração de informações críticas de forma rápida e eficiente, mitigando riscos.
Co-pilotagem de Interações Imobiliárias | Conciliação e engajamento do cliente
Gerenciar solicitações de inquilinos e contratos, otimizando a comunicação e a resposta a altas demandas e direcionando assuntos de demandas complexas.
Desenho de Planos Arquitetônicos | Criação
Desenvolver planos arquitetônicos otimizados para resultados desejados, combinando dados de uso de espaço com resultados de desempenho.
Visualização e Criação de Novas Fontes de Receita | Criação e engajamento do cliente
Ajudar inquilinos a visualizar espaços com diferentes estilos de arquitetura de interiores, melhorando a taxa de conversão e criando novas oportunidades de venda.
Decisões de Investimento mais Rápidas e Precisas | Conciliação
Identificar e priorizar ativos imobiliários valiosos com base em análises de dados detalhadas para investidores.
Pilares no Ambiente de Negócios para Implementar IA Generativa
A implementação da IA generativa como parte da cultura da empresa traz alguns desafios de adequação cultural empresarial, listados de acordo com a complexidade crescente de implementação.
Alinhar a Alta Gestão com um Road Map Estratégico de Negócios ¹
Priorizar implantação e testes das tecnologias com estruturas e times dispostos a errar, medir e corrigir rapidamente a adoção das tecnologias. Ganhos medidos, ajustar ou reorganizar estruturas para promover a adoção de formas de trabalho. Essa é uma análise multidisciplinar e vai muito além da responsabilidade de TI e por isso o envolvimento ativo da alta gestão.
Foco em Dados Proprietários
O acesso e controle de dados únicos e informativos permitirão gerar insights exclusivos através da identificação de dados proprietários sobre inquilinos e propriedades, com conjunto de dados bem estruturado e governança adequada. Os aplicativos de inquilinos e painéis também são fontes valiosas de dados. Esses dados devem ser gerenciados em um data lake controlado pela empresa imobiliária, permitindo flexibilidade e fácil acesso a dados exclusivos sobre propriedades, inquilinos, regiões, imóveis e preferências.
Ferramentas Digitais que Promovam Ação
As ferramentas digitais devem promover ações, não apenas gerar insights. Modelos de IA generativa podem fornecer respostas compreensíveis, mas muitas vezes necessitam de ajustes adicionais para serem úteis, como verificação de gramática e conformidade com a marca. O design é crucial, pois a interação com sistemas de IA deve ser agradável e eficiente. Portais de autoatendimento podem facilitar a inovação organizacional ao permitir que os funcionários acessem e aprendam a usar ferramentas aprovadas pela empresa.
Adotar um Novo Modelo Operacional
Redesenhar papéis e estruturas organizacionais para se adaptar às novas tecnologias e resultados dos dados com novos papéis, focados em dados, e otimização das funções existentes em transformação com o auxílio de ferramentas de IA.
Reconhecer e Mitigar Riscos
Identificar e mitigar riscos associados à implementação da IA generativa, garantindo conformidade regulatória e segurança. Por exemplo, é essencial garantir que os modelos de IA não criem conteúdo problemático ou enviesado.
Investir em uma Infraestrutura Tecnológica Moderna
Infraestrutura, loops de feedback, salvaguardas e integração seguras, escaláveis e amigáveis. A IA generativa requer novas capacidades, como verificações de toxicidade e guardrails contra alucinações, além de elementos únicos na pilha tecnológica. Empresas imobiliárias devem adotar provas de conceito iniciais e alinhar suas pilhas tecnológicas para aproveitar casos de uso futuros. Ações eficazes incluem vincular sistemas de fornecedores e conectar dados de sistemas de gerenciamento de propriedades, relacionamento com clientes e portais de manutenção.
Conclusão
A IA generativa já é madura para transformar o mercado imobiliário, oferecendo soluções inovadoras para desafios contemporâneos, que possivelmente eram inviáveis por custos ou questões técnica. As empresas que souberem adotar a tecnologia e implementar de forma rápida estarão melhor posicionadas para competir em um ambiente cada vez mais digital e orientado por dados.
A tecnologia está alinhada com os problemas enfrentados pelas empresas imobiliárias e, quando bem projetada e executada, pode fornecer soluções disruptivas. Com novos casos de uso, a IA generativa complementará a IA analítica.
A tendência do setor imobiliário ser um late adopter pode ser uma vantagem por ter investido relativamente pouco em tecnologias e legados potencialmente desatualizados.
A desvantagem pode ser uma curva de aprendizado mais lenta para aqueles que ainda não investiram em estratégias de tecnologia e dados.
Parece desafiador e, para ser iniciado, comece de forma simples e efetiva, identificando os casos de uso que possa implementar da forma mais rápida e com pouca complexidade. Mas não deixe de mapear dores que podem ser beneficiadas com uso de IA, mesmo que pareçam mais complexas e que demorem mais tempo para implementação.
Todos os setores serão impactados por IA generativa e o setor imobiliário também deverá encontrar suas próprias soluções.