Como sua organização está testando, falhando e aprendendo?
Em recente artigo da McKinsey “Failing safer for success”¹, foi inevitável fazer um paralelo com o mercado imobiliário.
O artigo discute o conceito de aprender errando, usando o fracasso como um elemento de construção para o sucesso - ilustrado por figuras emblemáticas como Jackie Chan, que enfatiza os erros, paciência, prática e aperfeiçoamento. E também aborda os desafios de abraçar o fracasso como parte das operações empresariais - em ambientes onde a experimentação em tempo real pode ser arriscada ou impraticável - como sistemas bancários ou usinas de energia.
Você deve estar se perguntando: o que esse artigo tem a ver com o mercado imobiliário? Acompanhe-nos nesses 3min de leitura!
Testando e Aprendendo
Para mitigar o desafio de testes em ambientes de alto risco⁰, o artigo destaca o papel dos Centros de Capacitação. Estes são espaços dedicados (reais ou virtuais), onde os funcionários experimentam novas ideias com segurança, sem risco de impacto nas operações reais.
Esses Centros de Capacitação adotam tecnologias de realidade virtual e simulam ambientes operacionais reais. Isso proporciona uma aprendizagem psicológica segura, permitindo que os funcionários assumam riscos de teste e inovem sem temer repercussões negativas no desempenho da organização. Além disso, esses centros ajudam a promover a coesão e a criatividade entre diferentes equipes em um ambiente emocionalmente seguro.
Alterar parâmetros, testar novas ferramentas multimídia, desenvolver canais de venda, entender a reação do cliente, avaliar métricas de redes sociais e identificar novas ferramentas. Todos são conceitos que se aplicam no mercado imobiliário e que podem ser testados com riscos altamente controlados sem prejudicar o negócio.
Com isso, cria-se um ambiente ideal para experimentação, aprendizado, validação de conceitos e testes - permitindo criatividade funcional, e atuando como ferramenta de dinamização de cultura - de organização que aprende.³
Implementando de Forma Prática
Em diversos setores, ganhos significativos de eficiência estão cada vez mais restritos, e a IA permite e destrava potenciais de otimização e ganhos de eficiência enormes, por sua escalabilidade em atividades que originalmente não eram de alto volume. Algumas empresas possuem Centros de Inovação e Treinamento, os quais, por sua vez, incluem esses Centros de Aprendizagem.
Um ponto importante é definir passos práticos para integrar a aprendizagem experimental nas estratégias organizacionais, como estabelecer objetivos claros, priorizar grupos de treinamento e criar jornadas de aprendizagem personalizadas. Os benefícios dessa abordagem são sublinhados por um estudo de caso de uma empresa de fabricação de bens de consumo que alcançou economias significativas de custos e aumentos de produtividade através de um programa abrangente de capacitação.
A definição pela liderança de quais são os Objetivos Macro⁴ a serem alcançados deve passar pela construção do passo-a-passo, esforço despendido, verba designada, pontos de ancoragem pré-definidos para assim rever os resultados, aprender com os erros, corrigir a rota e ajustar objetivos.
Um dos objetivos finais com a ferramenta é compor a mudança de cultura organizacional que valorize e utilize a aprendizagem experiencial e a capacidade de falhar de forma segura como meio para fomentar a inovação, identificar ganhos de produtividade e impulsionar o desempenho.
Como Você Está Implementando IA em sua Imobiliária?
Há diversas estratégias de implementação de IA, desde adotar o ChatGPT, Gemini ou Claude para geração de texto, DALL-E, Midjourney ou Stability como gerador de imagens, até contratar soluções altamente focadas no seu mercado ou agências de marketing digital imobiliário que customizam as ferramentas para a sua empresa, ou ainda contratar uma pequena equipe própria de IA para testar, aprender e implementar diretamente as ferramentas.
Nenhuma estratégia é melhor ou pior, sendo a escolha feita de acordo com o tamanho, tempo e verba disponível para as equipes, maturidade do time para testes, erros e pivôs. E principalmente medir os resultados e implementar as mudanças de forma duradoura e transformadora de cultura.
A capacitação do time, por menor que seja seu negócio, para errar e aprender faz a diferença para não ficar para trás no mercado⁴.
É fundamental testar ferramentas de IA que tragam resultados positivos para seu negócio, monitorar os resultados de forma sistemática com dados e implementar de forma estruturada as melhorias.
Referências:
¹ Capability building in a safe environment
⁴ 85% das empresas consideram adotar IA nos próximos anos | Bain & Company
Exemplos de Objetivos Macro
⁰ Bancos, plantas industriais, plantas de processo contínuo, usinas de geração de energia
³ Aumento de penetração, assertividade de ICP, melhoria imagética, construção de marca, etc…)