Monozukuri e Omotenashi no Mercado Imobiliário
Neste artigo, exploraremos como os conceitos japoneses de Monozukuri ¹ e Omotenashi podem ser aplicados ao setor imobiliário brasileiro, destacando a importância do atendimento excepcional e da qualidade superior e como a Ambientação Virtual pode ser uma das ferramentas para impulsionar a experiência de seu cliente e melhorar sua competitividade no mercado.
Monozukuri
Excelência na Criação de Valor
Monozukuri é um termo japonês que se refere à arte tradicional de manufaturar e criar objetos, arte e produtos com excelência e dedicação.
Ao aplicar no contexto imobiliário, esse conceito pode ser traduzido na busca obsessiva pela qualidade em todos os aspectos do serviço prestado:
Seleção criteriosa dos imóveis
Qualidade visual das fotos
Informações completas sobre o imóvel
Informações intangíveis do imóvel (storytelling crível)
Levantamento completo de documentação do imóvel
Ambientação (staging)
Atendimento humanizado e multimodal
Relações de longo prazo | pré-venda, venda e pós-venda
A aplicação de Monozukuri, de forma simplificada, torna-se um compromisso com a perfeição e com a criação de valor real na visão do cliente, e permite criar de forma permanente diferenciais competitivos no mercado comoditizado.
Qualidade nos Processos
A implementação de Monozukuri de forma permanente demanda melhoria e aperfeiçoamento contínuo das imobiliárias, com ajuste de processos internos, alinhamento de cultura dos times, e uso de tecnologias e dados com foco na gestão imobiliária. Um ponto fácil de implementar é a valorização dos atributos intangíveis dos imóveis (arquitetura, design, localização, vizinhança, cultura e comércio local, atributos únicos da localização).
Muito além da qualidade dos dados do imóvel, a atenção aos cadastros de dados e a apresentação dos imóveis faz toda a diferença na percepção do cliente e na conexão emocional com o futuro comprador.
Parcerias de Valor
Como complemento à implementação da estratégia, estabeleça parcerias com fornecedores que enriqueçam sua base de dados e destaquem seu imóvel em seu portal com qualidade e excelência. Garanta que os imóveis oferecidos estejam alinhados com as expectativas dos clientes, gerando confiança, satisfação na venda e recomendações no pós-venda.
Omotenashi
Hospitalidade e Atendimento Excepcional
Omotenashi é o conceito japonês de hospitalidade, onde o atendimento ao cliente é feito com atenção genuína e antecipação das necessidades. No mercado imobiliário, aplicar Omotenashi significa criar a experiência personalizada e memorável para cada cliente, antecipar necessidades e, principalmente, superar as expectativas dos clientes.
Para isso, é fundamental estar sempre atualizado com:
Entendimento do público-alvo
Adequação dos produtos ao público-alvo
Atendimento Personalizado
A capacidade das imobiliárias de adotar práticas de atendimento personalizado, entendendo as necessidades e desejos de cada cliente de forma única faz diferença para a chance de fechamento do negócio. Desde a seleção e apresentação de imóveis que atendam ao perfil do cliente, até o acompanhamento pós-venda, garantindo que todas as suas expectativas sejam atendidas.
Ambientes Acolhedores
Ambientes acolhedores nos escritórios das imobiliárias, na visita ao imóvel e no preparo dos dados do imóvel (Monozukuri) são essenciais. Os pequenos detalhes de recepção, hospitalidade e ambiente conectando com o público-alvo fazem a diferença. E durante o processo de negociação e venda, a antecipação das informações, rapidez e precisão sobre dúvidas integra o conceito de Omotenashi.
Hospitalidade compõe a cultura de seu negócio
Alinhe com seu time quais são os critérios mínimos para a sua definição de hospitalidade em sua imobiliária. A implementação de hospitalidade como diferencial competitivo demanda uma personalização muito além das informações tangíveis dos seus imóveis, e o treinamento contínuo, troca de melhores práticas entre corretores e compartilhamento de casos de sucesso transformam a cultura de seus colaboradores/parceiros e de sua empresa.
Implementar uma cultura de hospitalidade tem muita relação com as experiências de hospitalidade que seu time já vivenciou.
Virtual Staging | Diferenciação com Tecnologia em Excelência e Hospitalidade
A ambientação virtual utiliza tecnologia para mobiliar e decorar virtualmente imóveis vazios, oferecendo imagens atraentes que aumentam a conexão emocional dos potenciais compradores ao imóvel. É um claro diferencial competitivo no mercado imobiliário e vale ressaltar:
82% dos compradores tem dificuldade de visão espacial e não imaginam o uso de espaços físicos sem ambientação ²
90% das pesquisas de imóveis são atualmente feitas on-line
Por que Ambientação Virtual?
Apelo Visual - imóveis apresentados de forma visualmente atraente tendem a atrair mais interesse. O virtual staging permite que os clientes vejam o potencial real de um espaço, ajudando-os a imaginar como seria viver ali.
Economia de Tempo e Dinheiro - Em vez de mobiliar fisicamente os imóveis, o que pode ser caro e demorado, a ambientação virtual é uma alternativa rápida, econômica e escalável para sua imobiliária.
Flexibilidade - Diferentes estilos de decoração podem ser aplicados de acordo com as diferentes ‘personas imobiliárias’³, o que aumenta as chances de agradar a um público específico, ou então de ampliar seu público alvo.
A aplicação da Ambientação Virtual é uma ótima maneira de praticar Monozukuri e Omotenashi em sua imobiliária, já que a alta qualidade das imagens e a atenção aos detalhes na decoração virtual refletem o compromisso com a excelência (Monozukuri). Enquanto a personalização das decorações de acordo com o gosto dos clientes e a criação de uma experiência visual acolhedora se alinham com o conceito de hospitalidade (Omotenashi).
Crie seus diferenciais competitivos e foque em qualidade excepcional e no atendimento personalizado para criar experiências memoráveis para seus clientes e garantir recomendações para potenciais clientes.
Fontes:
¹ Unlocking the Full Potential of Japanese Corporates
³ Acelere suas vendas com Personas Imobiliárias + Virtual Staging + Social Selling